Na tarde de hoje, acontece na Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara do Deputados, em Brasília, uma audiência pública para discutir ações contra o abigeato, crime que atinge várias propriedades rurais no interior de todo o país. A audiência, proposta pelo deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), inicia às 14h30min, e vai contar com lideranças do setor.
Segundo Rodrigo Móglia, presidente da Associação e Sindicato Rural de Bagé, os números de abigeato no município estão em uma crescente preocupante. “Em maio de 2014, nós estamos quase atingindo os números de todo o ano passado”, disse.
Segundo Hamm, o abigeato é uma questão de saúde pública, pois o abate de forma clandestina traz prejuízos ao produtor e risco de vida para os consumidores. Ele aponta que a punição para o crime precisa ser severa, por tratar da saúde das pessoas que consomem alimentos fruto de abigeato. “Quem consome também precisa ficar alerta” explica o deputado.
Durante o encontro, também será apresentado para os presentes o Programa de Ações Integradas de Segurança Rural, Acinser. Criado há mais de 10 anos, o programa une entidades públicas e privadas para que, de forma integrada, ajudem a combater e reduzir os crimes ligados à cadeia produtiva da carne, bem como o comércio ilegal deste produto. Dados divulgados pelo Acinser apontam 363 cabeças de gado foram furtadas ou abatidas nas propriedades alvo de abigeato na região, contra 267 até maio deste ano. Só em Bagé, em 2014 o número de animais furtados ou abatidos chega a 132.
Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/noticia/2014/05/27/audiencia-publica-em-brasilia-vai-discutir-acoes-contra-abigeato