15/04/2014

Casas são entregues para famílias quilombolas de Aceguá

Moradias foram erguidas através do programa nacional de habitação rural, que integra o Minha Casa Minha Vida
Ontem pela manhã, 13 famílias quilombolas da Vila da Lata, em Aceguá, realizaram o sonho da casa própria. A cerimônia, realizada na sede da localidade, marcou a entrega oficial das residências, através do Programa Nacional de Habitação Rural, que integra o Programa Minha Casa, Minha Vida.
As moradias possuem 48 metros quadrados, com três peças e banheiro. Para receber os benefícios, as famílias precisam organizar-se de forma coletiva. No caso do município de Aceguá, a organização foi realizada através do Sistema de Cooperativas de Crédito Rural (Crehnor). O valor de cada casa é de R$ 28 mil.
Para o secretário de Obras de Aceguá, Reovaldo Rodrigues, que é natural da comunidade “esta é uma luta de muito tempo. Tenho orgulho de ser desta comunidade e agora ver estas casas sendo entregues”, afirma. Rodrigues agradeceu aos extensionistas da Emater/RS-Ascar que, segundo ele, “foram incansáveis na busca pela realização deste sonho”.
Já o representante do escritório regional da Emater/RS-Ascar, Tailor Garcia, afirma que “é mais que um projeto, é um sonho, que resgata a cidadania destas famílias e promove a inclusão social”.
Por fim, o prefeito de Aceguá, Júlio Cézar Pintos, contou que a entrega destas casas marca um dia muito especial para o município. “Ao ver uma casa nova, Aceguá se alegra”, declara. O prefeito disse que as moradias resgatam a cidadania e dão condições de vida para as famílias.
Hermes Ferreira, um dos representantes da comunidade, falou que os moradores estão muito contentes. “Nós queríamos as casas e, agora, estamos com as moradias prontas. É só entrar, e seguir usando”, declara.
Outra beneficiária, Neusa Maria Larrosa da Silveira, diz estar “feliz demais” com a nova casa. Neusa mora com o neto e conta que “vivia no meio do barro” que não imaginava que um dia pudesse ter uma moradia digna.
Participaram da cerimônia o presidente da Câmara de Vereadores de Aceguá, Edmundo Pichler, o coordenador regional da SDR, Nei Maurente, o diretor da Crehnor Sul, Gilson Rodrigues, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Osório Brião Guasque, as extensionistas do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Roberta Medina e Luana Alves, vereadores e comunidade.