18/03/2014

Funcionários do município estão em greve

A decisão pela greve foi unânime.
Servidores do Sindicato dos Municipários de Bagé (Simba) e Sindicato dos Professores e Funcionários de Estabelecimentos de Educação Municipal de Bagé (Sinprofen), lotaram a Câmara de Vereadores na noite de ontem em uma assembleia e decidiram pela deflagração da greve. A partir de agora, todas as atividades estão paralisadas, até que seja feita a reformulação do plano de carreira e dos níveis do piso municipal de salário.
Após a aprovação do projeto de lei na Câmara, vetado pelo Executivo com a justificativa de ser inconstitucional, os municipários pedem uma nova negociação, e que o projeto volte ao Legislativo com as alterações necessárias. Ao longo da noite, os trabalhadores que se inscreveram para falar, reclamaram sobre o valor das Funções Gratificadas (FGs) e a quantidade de Cargos em Comissão (CCs) na prefeitura.
Eles protestaram também a respeito das faltas no trabalho, que em declaração do prefeito em uma das manifestações, serão descontadas. Um dos funcionários do Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb) também esteve presente, representando a autarquia e apoiando os servidores.
Para a presidente do Simba, Mariley Corrêa, o resultado da votação não foi surpresa. Ela acredita que ao longo dos dias o número de adeptos aumente. "Isto é democracia. Nós já sabíamos da resposta, já sabíamos que o resultado seria esse. Agora vamos trazer mais funcionários, vamos conscientizar ainda mais", disse.
O presidente do Sinprofen, Loi Vaz Lacerda, garantiu que o sindicato vai buscar apoio de uma quantidade maior de professores. "Vamos fazer visitas nos colégios. Acreditamos que os funcionários não estão acomodados, estão apenas se sentindo pressionados pelo governo, mas estamos aqui para dar todo o respaldo", afirma.
 
Manifestação
A primeira manifestação dos servidores municipais aconteceu ainda na noite de ontem. Sabendo que o prefeito Luís Eduardo Dudu Colombo dos Santos estaria no evento de prestação de contas da Aciba, para falar sobre o turismo na região, os trabalhadores esperaram o chefe do executivo em frente à agência Sicredi,na avenida General Osório.
Dudu Colombo chegou por volta das 20h e foi recebido com vaias pelos funcionários, que permaneceram na rua por aproximadamente 30 minutos. Hoje está programada uma panfletagem na Praça Silveira Martins, a partir das 8h 30min.