Turismo



PRAIA DO JACARÉ


A praia fluvial do Jacaré está localizada no município de Cabedelo/PB, entre o estuário do rio Paraíba e o trecho da BR 230 nas proximidades dos Km 8 e 9 que liga a cidade portuária à capital, João Pessoa. A Praia do Jacaré foi reconhecida como localidade na década de 50. A comunidade era basicamente formada por pescadores, artesões, onde muitas famílias são oriundas de comunidades indígenas existentes na região. Na década de 70, foi construída ali a vila dos pescadores da Sociedade de Ação Comunitária do Jacaré, que agregou as residências da comunidade pesqueira. Um dos mais antigos moradores da vila de pescadores, conhecido por todos como “Senhor Gringo”, conta que o nome originou-se porque havia alguns jacarés nas lagoas próximas a esta Vila, na época quando ainda era uma criança.

Contemplar o Pôr do Sol na Praia de Jacaré, ao som do Bolero de Ravel, é indispensável para quem vai a João Pessoa. Mas, antes de tudo, convém esclarecer que o local não se trata de uma praia, e sim do encontro do Rio Paraíba com o mar. Hoje não existem jacarés por lá segundo informações dos moradores mais antigos do lugar.





O músico Jurandy do Sax revela que a estrutura que existe hoje surgiu aos poucos, impulsionada pela música de Maurice Ravel, e atrai pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo. De acordo com os moradores do Jacaré, a moda do bolero apareceu por acaso, na década de 1980, quando só existiam dois bares na região. Eleonora Freitas, que era proprietária do bar Caleidoscópio, resolveu num certo dia colocar o LP do filme Retratos da Vida para tocar na vitrola do bar e, no momento em que a música Bolero começou, o sol baixou no horizonte.


No fim de semana seguinte (na época, o local não abria todos os dias), os clientes pediram que a música tocasse novamente. E foi assim que tudo começou. Primeiro, o LP foi substituído pelo CD. Depois, quando o Caleidoscópio já havia fechado, a tecnologia deu lugar à interpretação de Jurandy do Sax, que inovou tocando ao vivo, dentro de uma pequena canoa. Se você espera um show simples, então vá preparando suas emoções, pois se trata de um momento especial. Não há quem não se encante com o conjunto formado pelo rio, o crepúsculo, o passeio da canoa e o som suave do saxofone. Quem já presenciou esse espetáculo da arte e da natureza não esquece; e quem pode sempre volta.

Além de Jurandy, vários outros músicos já participaram do espetáculo do pôr do sol musical.




Fotos: Reginaldo Sousa

http://professortadeupatricio.blogspot.com.br/2014/03/historico-da-praia-do-jacare.html