03/03/2017

Professores do Estado podem deflagrar greve na próxima semana

O 17º núcleo do Cpers Sindicato mobiliza, desde ontem, os professores da rede estadual de ensino. Isso para assembleia regional da categoria, prevista para segunda-feira, às 15h30min, na Escola Silveira Martins. Há possibilidade de deflagração de uma greve a partir do dia 8 de março, como comenta a presidente do núcleo, Rosane Leite Mathucheski. Aliás, é para tal data que está marcada a assembleia geral da categoria, no Gigantinho, em Porto Alegre.

Um ônibus será disponibilizado para aqueles docentes que pretendem participar da mobilização na capital gaúcha. O transporte sairá da frente do núcleo, na João Telles, 1046, às 23h59min do dia 7. Rosane não revelou a expectativa de participação, ao ponderar que isso apenas poderá ser verificado na assembleia regional, na segunda-feira. A sindicalista lembra que também está prevista uma greve geral para o dia 15 de março, o que deverá mobilizar outros servidores do Estado.

A greve da categoria, para a sindicalista, é uma forma de dizer não às reformas da previdência e do Ensino Médio e, ainda, uma manifestação diante de atrasos de salários e o parcelamento do 13º; ainda, contra o fechamento de turmas e de escolas. "Em defesa do reajuste salarial e do cumprimento da lei do piso; dos planos de carreira dos professores e funcionários; e de direitos para os contratados", argumentou. Por fim, ela lembrou que, no dia 6, haverá um encontro do conselho regional, na sede do núcleo, a partir das 8h30min.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br