19/05/2015

Santana do Livramento - Frigorífico Cisplatina quer iniciar abates em setembro

Gerente geral da unidade frigorífica reforça que projeto requer parceria dos produtores para fornecer matéria prima animal


O Frigorífico Cisplatina, situado no bairro São Paulo – já administrado pelo grupo de Tupanciretã que decidiu fazer a compra da planta e área da antiga Cooperativa – pretende iniciar suas atividades de abates em setembro deste ano.

A informação foi confirmada pelo gerente geral da unidade, Ariosto Machado, com exclusividade, durante participação do Executivo no programa Panorama Agropecuário, da rádio RCC FM.

Também marcaram presença na atração dos sábados na emissora, o presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, Luiz Cláudio Andrade; o ex-presidente da entidade, Jair Menezes e o agente do Sine, Cláudio Coronel.

Ariosto Machado confirmou o investimento que já está sendo realizado, contemplando a aquisição da planta e a parte de reforma estrutural. A aquisição se deu após ampla negociação com os ex-funcionários que formaram uma cooperativa, bem como síndico da massa falida, tudo via judicial. A Justiça Federal está acompanhando passo a passo do processo.

A parte de reforma física e as pequenas adequações deverão levar mais 2 ou 3 meses e a partir de então, seguindo o planejamento que a organização comercial estabeleceu para a unidade – conforme Machado – deverá iniciar os abates. Será um total de 800 animais por dia, sendo admitido esse número como capacidade instalada inicial. São bovinos e ovinos, sendo o foco da empresa a prestação de serviços, com foco no mercado exterior.

“A planta frigorífica está em excelentes condições e requer pequenos ajustes, os quais já estão sendo realizados” – disse ele, que respondeu alguns dos questionamentos sobre a unidade industrial. “Trabalhamos com um planejamento e estratégias muito bem definidos” – afirma, salientando que a expectativa é contar com a parceria dos produtores rurais para o fornecimento da matéria prima, cujos detalhes serão divulgados oportunamente.

A previsão é de aquisição de bovinos a rendimento, com pagamento 3 dias após e a compra de ovinos para pagamento à vista. De início, a ideia, conforme o gerente geral, é oportunizar 120 vagas, a partir do início dos abates e assim que os primeiros objetivos forem alcançados, mais 120, totalizando 240 operários empregados nos vários setores da empresa.

Ariosto Machado também respondeu alguns questionamentos de ouvintes e dos participantes do programa.

Fonte: http://www.aplateia.com.br