18/05/2015

Despesa maior que receita é problema no município

Moraes explica que a Sefaz está sempre disponível para o contribuinte

Alguns municípios da região estão promovendo ações para intensificar a arrecadação de receitas. Isso devido à crise econômica que envolve todo o país. Em Bagé, não é diferente, pois já é rotina da Secretaria da Fazenda (Sefaz) realizar plantões nos primeiros sábados do mês. O objetivo é atender à população, que não tem tempo durante a semana para negociar e quitar suas dividas.

De acordo com o secretário da pasta, Antônio Carlos Vaz de Moraes, nos últimos dois anos o Imposto Sobre Serviço (ISS), é maior mensalmente que o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esse dado só muda nos meses de fevereiro e março devido ao pagamento da parcela única do IPTU.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz) realiza nos primeiros sábados de cada mês, plantão de atendimento para a comunidade. A ideia é possibilitar a negociação de dívidas como, por exemplo, do IPTU, taxa de coleta de lixo e ISS. O contribuinte, pode parcelar sua dívida em até 36 vezes (valor corrigido + juros e multa) ou pagar à vista, com 100% de desconto na multa e 60% nos juros.

Conforme o coordenador de Receita da Secretaria Cristiano Ferraz, a despesa é desproporcional em razão da enorme quantidade de serviços que constitucionalmente são de competência ao município. “Nos meses de março e abril tivemos cerca 1,4 milhão referente a IPTU e aproximadamente 2 milhões de ISS. O município enfrenta dificuldades, mas não em relação a divida ativa. Nosso problema é a evolução das despesas. A união fica com a maior parte do dinheiro, mas os municípios ficam com a maior parte dos serviços”, salienta.

A Sefaz funciona junto ao Centro Administrativo, na rua Caetano Gonçalves, 1151.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br