31/03/2015

São Gabriel - COMDICA ABRE INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIRO TUTELAR. PRAZO ENCERRA NO DIA 6 DE ABRIL.


No dia 04 de outubro, o município vai às urnas para escolher os novos conselheiros tutelares. As inscrições para concorrer a uma das 05 vagas disponíveis foram abertas no dia 04 de março e serão encerradas em 06 de abril. De acordo com informações do Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Mario Jacinto Biage, até agora dez pessoas se inscreveram para o cargo de Conselheiro Tutelar em São Gabriel.

Como o COMDICA não tem sede própria, as inscrições estão sendo feitas no escritório do presidente do Conselho, na Rua Coronel Sezefredo, próximo a Padaria Moderna.
Na manhã da última sexta-feira (20/03), a Comissão Eleitoral formada por conselheiros do COMDICA, entre os quais estão representantes da Poder Executivo, Sociedade Civil e Brigada Militar, se reuniu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos.

Durante o encontro foram definidos pontos importantes referentes ao pleito deste ano. O presidente do COMDICA apresentou à comissão eleitoral, as novas exigências do Ministério Público para os candidatos a Conselheiro Tutelar. Em documento emitido pela Promotoria de Justiça Especializada de São Gabriel, está à inserção no edital eleitoral da exigência de experiência de 02 anos no trato com crianças e adolescentes; comprovação de residência de 05 anos no município e ainda, avaliação psicológica que deve ser feita pelo município.
A prova de aferição (prova escrita) vai ser elaborada pelo Colégio Tiradentes, da Brigada Militar e será aplicada aos candidatos no dia 22 de junho na Escola Estadual XV de novembro, no horário das 19h e 30 min às 22h.

Já o período de campanha eleitoral, para que os candidatos busquem apoio da comunidade, por meio do voto, será aberto no dia 27 de julho e encerra no dia 30 de setembro, sendo que cada eleitor pode votar em 05 candidatos.

O resultado oficial da eleição será divulgado no dia 06 de outubro, dois dias após a eleição. “Temos consciência da importância do trabalho do Conselho Tutelar perante a comunidade, e justamente por isso, estamos tomando todas as providências para que esse processo eleitoral transcorra da forma mais transparente possível”, destacou o Secretário Cleber Giovane Silveira.

Para votar na eleição para o Conselho Tutelar, basta comparecer nos locais de votação com título eleitoral e documento com foto. Os locais de votação serão divulgados posteriormente pela comissão eleitoral.

Fonte: https://n1noticia.wordpress.com/