31/03/2015

Falta informação sobre novas regras do Fies





Entraram em vigor, ontem, as novas regras para adesão ao Fundo de Financiamento Estudantil. Para se inscrever, no site do Fies (http://sisfiesaluno.mec.gov.br/selecao-cursos), o candidato precisa ter nota superior a 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio e não pode ter tirado nota zero na redação. O prazo para novos contratos e também para aditamentos, é 30 de abril, conforme já validado nas edições anteriores. De acordo com o Ministério da Educação, mais de 200 mil estudantes já conseguiram se inscrever no programa antes da nova regra entrar em vigor.
É importante lembrar que o Ministério da Educação conseguiu, na Justiça, derrubar as liminares que suspendiam as novas regras do Fies. Dessa forma, as instituições particulares de Ensino Superior não podem aumentar as mensalidades acima do teto de 6,4%.O Fies é um programa que permite aos estudantes cursar a universidade em uma instituição particular e, após a formação, pagar as mensalidades a uma taxa de juros de 3,4% ao ano. Além disso, o aluno só paga após 18 meses da conclusão da graduação.
A Universidade da Região da Campanha se manifestou sobre a mudança, por meio de sua assessoria de imprensa. “É visível que o financiamento estudantil mudou, porém, o que ocorre é que as regras do sistema ainda não estão bem claras, nem para as instituições, nem para os estudantes”, explica. Mas o sistema está acessível. “A procura é diária. Mas em relação aos contratos novos, nem todos conseguem acessar porque o novo sistema oferece algumas limitações”, é o que afirma a assessoria.

MEC limita inscrições conforme conceito dos cursos
Estão entre as novas regras do Fies, critérios para atendimento de pedidos de contratos conforme a avaliação dos cursos. Aqueles com nota cinco de conceito podem ter atendimento pleno no Fies, conforme divulgou o MEC. Ou seja, todos os pedidos de contrato de financiamento devem ser atendidos. Porém, para aqueles cursos cujos conceitos variam entre três e quatro, o atendimento não deve ser pleno. Nesse caso, até mesmo a localização do curso deve ser considerada. Conforme exemplificou o MEC, um com nota quatro no Nordeste terá uma taxa de atendimento mais alta que um com nota quatro no Sudeste. Acontece que, na região Sudeste, há maior concentração de contratos do Fies.

Urcamp analisa caso a caso
A Urcamp garante que busca atender todos os universitários, verificando cada um dos casos. Para isso, o estudante pode procurar a Central do Aluno, que, segundo a assessoria, terá todas as demandas direcionadas e acompanhadas. A instituição também divulga com frequência informações no site www.urcamp.edu.br ou www.urcamp.tche.br e nas redes sociais.

Fonte: http://www.jornalfolhadosul.com.br/